Militares já estavam na região combatendo um incêndio que atinge a Terra Indígena Enawenê Nawê, em Juína
Vilhena, RO - O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu, no último sábado, 7, um princípio de incêndio em uma oca da Aldeia Dolowikwa/Kotakoynakwa, localizada na Terra Indígena Enawenê Nawê, em Juína município que fica na divisa com Rondônia e faz limite com Vilhena. O incêndio começou após crianças brincarem com fogo dentro da oca.
Uma equipe de Bombeiros já estava na região, combatendo um incêndio na terra indígena, quando foram acionados por moradores da aldeia para conter o fogo que atingia a oca. Quando a guarnição chegou ao local, o incêndio já estava sob controle pelos moradores e foi extinto pelos militares.
Segundo informações colhidas no local, crianças indígenas estavam brincando com fogo na cozinha da oca, até que em um momento as chamas passaram a atingir a estrutura. Ninguém se feriu.
O Corpo de Bombeiros atua na Terra Indígena Enawenê Nawê desde o dia 1º de setembro, após a solicitação da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), para dar apoio no combate ao incêndio que atinge a região. O incêndio está a cerca de 30 km desta aldeia.
Além deste, outros 39 incêndios florestais são combatidos no Estado pela corporação. Nestes incêndios, atuam 194 bombeiros, com apoio de quatro aviões, 62 viaturas entre caminhões-pipa e caminhonetes, 11 máquinas e quatro barcos.
Fonte: Juína News
Nenhum comentário