Mais de 69 mil eleitores estão aptos a votar em Vilhena no domingo; juíza e chefe do Fórum Eleitoral comentam pleito na cidade - VILHENA ONLINE - NOTÍCIAS DE VILHENA E RONDÔNIA -->

Mais de 69 mil eleitores estão aptos a votar em Vilhena no domingo; juíza e chefe do Fórum Eleitoral comentam pleito na cidade

Share:
Votação começa às 7:00h e vai até as 16:00h do domingo, dia 06

Vilhena, RO - Na tarde de ontem (quarta-feira, 02), a reportagem conversou com a chefe do Fórum Eleitoral de Vilhena, Fabiola Canuto, e com a juíza eleitoral, Christian Carla de Almeida Freitas. As duas estão envolvidas nos últimos preparativos para o pleito municipal deste ano em Vilhena.

Fabiola revelou que as urnas eletrônicas nas quais os vilhenenses votarão este ano estarão sendo usadas pela primeira vez no próximo domingo, 06. Segundo ela, os equipamentos têm formato diferente, são mais seguros e possuem tecnologia que permitirá uma votação mais rápida.

Dos mais de 69 mil votantes da maior cidade do Cone Sul de Rondônia, apenas 2 mil não fizeram o cadastro biométrico, que garante um processo bem mais ágil. Os resultados, com os eleitos já definidos, devem ser divulgados oficialmente pouco depois do encerramento da votação.

A juíza eleitoral explicou o motivo de não ter proibido a venda e o consumo de bebidas alcoólicas no dia da eleição. Segundo a magistrada, o mais importante é garantir uma disputa limpa e justa. Apesar da “liberação”, ela aconselhou que ninguém vá votar embriagado.

Fabiola e Christian explicaram que não existe proibição para que a pessoa compareça às seções eleitorais usando material de seus candidatos (broche, boné, bandeira etc), mas isso só é tolerado se a manifestação for individual e discreta.

Pessoas que fizerem “boca de urna”, ostentarem material de forma coletiva ou pedirem voto, mesmo que através de mímica ou da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) correm o risco de serem presas e ficarem detidas até o final do dia.

As duas entrevistadas fizeram questão de lembrar aos eleitores o horário de votação, que começa às 7:00h e vai até as 16:00h do domingo, quando todas as seções fecham. Neste ano, os eleitores cadastrados na Escola Álvares de Azevedo, que sofreu danos causados pelas chuvas recentes, passam a votar no Wilson Camargo, outro colégio estadual que também fica no centro da cidade.

As duas autoridades também explicaram uma informação que vem sendo veiculada em grupos no WhatsApp, segundo a qual o voto dos idosos serviria como “prova de vida” para o INSS. Fabiola disse que esta regra valeu na eleição de 2022, mas ainda não foi confirmada para o pleito deste ano. “As autoridades de Brasília podem confirmar para este ano, mas ainda não nos informaram sobre isso”.




Fonte: Folha do Sul

Nenhum comentário