Levados a júri popular, quatro membros de facção criminosa são condenados por homicídio em Vilhena; relembre o crime - VILHENA ONLINE - NOTÍCIAS DE VILHENA E RONDÔNIA -->

Levados a júri popular, quatro membros de facção criminosa são condenados por homicídio em Vilhena; relembre o crime

Share:
Dois dos acusados cumprirão penas em regime fechado e os outros dois no semiaberto

Vilhena, RO - Terminou próximo das 23 horas da sexta-feira, 8 de novembro, após quase 14 horas, o julgamento de quatro membros de uma facção acusados de homicídio e organização criminosa. No banco dos réus, Lucas Henrique de Jesus, de 29 anos, os irmãos Valdinei e Wanderley Oliveira da Silva, de 43 e 42 anos, e Wellington Cerqueira de Jesus, de 25 anos.

A homicídio que levou o quarteto ao banco dos réus aconteceu na tarde do dia 6 de fevereiro deste ano, na esquina da Avenida Violetas com a Rua Paineira, no bairro Jardim Primavera, em Vilhena.

Conforme consta na denúncia, que Wanderley foi o motorista da picape Strada que levou Lucas Henrique até o local do crime. Valdinei também estava no carro. Quando chegaram no endereço, Lucas Henrique desceu do veículo e atirou contra a vítima, Maycon Douglas Soares Ramos, que morreu no local.

As investigações apontaram que o motivo do crime foi a guerra entre facções rivais, o que sustentou a denúncia do Ministério Público por homicídio qualificado por motivo fútil, além do recurso que dificultou a defesa da vítima. Os três também foram denunciados por organização criminosa.

Em relação ao quarto réu, Wellington Cerqueira de Jesus, consta na denúncia que ele escondeu Lucas Henrique. Ele também foi denunciado por organização criminosa.

Já era final de noite, quando a juíza leu a decisão dos jurados que decidiram pela condenação do réu Lucas Henrique. Os jurados, afastando a tese defensiva de legitima defesa de terceiro, reconheceram as qualificadoras do motivo fútil e do recurso que impossibilitou a defesa da vítima. Ele também foi condenado pelo delito de organização criminosa. A magistrada somou as duas penas e chegou à soma final de 22 anos e 9 meses de reclusão.

Já em relação ao réu Wanderley Oliveira da Silva, os jurados não reconheceram as teses defensivas de negativa de autoria e causa de diminuição de pena por participação de menor importância. Os jurados afastaram a qualificadora do recurso que dificultou a defesa da vítima, mas reconheceram o motivo fútil. Ele também foi condenado pelo delito de organização criminosa. As penas dois crimes foram somadas pela magistrada, que anunciou a pena definitiva de 17 anos e 6 meses de reclusão.

Já no caso de Valdinei Oliveira da Silva, os jurados acolherem a tese de negativa de autoria e o absolveram da acusação de homicídio, mas o condenaram pelo delito de organização criminosa, pelo qual teve a pena dosada em 3 anos e 6 meses de reclusão.

Por fim, em relação ao réu Wellington Cerqueira de Jesus, ele foi absolvido da acusação de esconder Lucas Henrique, mas condenado pelo delito de organização criminosa. A pena para este delito foi de 4 anos e 1 mês de reclusão.

Resumindo: Lucas Henrique recebeu pena de 22 anos e 9 meses em regime fechado; Wanderley terá que cumprir 17 anos e 6 meses, também em regime fechado; enquanto Wellington cumprirão penas no regime semiaberto, 4 anos e 1 mês para Wellington e 3 anos e 6 meses para Valdinei.





Fonte: Folha do Sul

Nenhum comentário