Vilhena, RO - A água é considerada como uma substância vital para a espécie humana. Ela não é apenas necessária para a nossa sobrevivência como, também, constitui a maior parte do nosso organismo e do nosso planeta.
Sua importância é enorme porque, desde cedo, aprendemos que respirar e beber água são essenciais para vivermos. Contudo, a forma como esse líquido chega às pessoas pode variar, como por exemplo, por filtro, garrafas ou garrafões de água.
Com o passar do tempo, novas preocupações surgem, como no caso da sustentabilidade. Por conta disso as mudanças estão acontecendo nos hábitos de consumo e isso implica em repensar o uso dos garrafões porque eles são um grande problema ambiental e logístico.
Sabendo disso, uma nova solução pode fazer com que esses recipientes sejam aposentados de vez. Novas alternativas estão sendo pensadas para diminuir o impacto ecológico e não comprometer a qualidade da água que é consumida.
No caso dos garrafões de água, eles são vistos com frequência em muitas empresas e casas. Contudo, junto com eles vem vários desafios ambientais porque eles são produzidos em grande escala e geram toneladas de resíduos plásticos, todos os anos. A consequência disso é a poluição dos oceanos e aterros sanitários. O transporte deles consome muito combustível fóssil e isso contribui à emissão de gases de efeito estufa.
Fim dos garrafões de água
Edital concursos Brasil
Como se tudo isso já não fosse ruim o suficiente, tem também o descarte dos garrafões de água. Embora eles sejam recicláveis, vários deles são descartados de forma inadequada e levam anos para que ocorra a decomposição na natureza.
Tudo isso faz com que seja necessário pensar em alternativas mais sustentáveis e que diminuam a dependência do plástico. Felizmente, conforme os estudos vão avançando, surgem novas opções para a purificação e a reutilização da água. Por exemplo, purificadores domésticos e dispensers inteligentes.
Além deles, várias cidades estão instalando pontos de abastecimento público de água potável. Isso acaba incentivando as pessoas a levarem suas próprias garrafas reutilizáveis. Com isso, não somente o plástico é diminuído, mas também existe a promoção de um consumo mais sustentável e consciente.
Isso mostra que a substituição dos garrafões de água por soluções mais ecológicas não é mais uma questão de “se”, mas de “quando”. A tendência é que mais empresas comecem a abandonar esses recipientes para usar alternativas sustentáveis.
Fonte: Fatos Desconhecidos
Nenhum comentário